sexta-feira, 11 de junho de 2010

Projetos01







TEMA: “CONTOS DE FADA”

JUSTIFICATIVA:

Os contos, em suas diversas formas, estão presentes no mundo literário infantil e adulto de forma marcante.
Tendo em vista o pouco interesse que criança demonstra pela literatura, esse projeto visa despertar o gosto e o interesse pela leitura, proporcionando aos alunos o acesso ao universo dos contos, já que são textos informativos e de fácil compreensão. . Por meio da linguagem simbólica dos contos, a criança vem a construir uma ponte de significação do mundo exterior para seu mundo interior, aprendendo valores, refletindo sobre suas ações, desenvolvendo seu senso crítico, sua criatividade, sua expressão e linguagem.


OBJETIVO:

 Despertar o prazer da leitura;
 Valorizar a leitura como fonte de informação;
 Estimular a criatividade e imaginação;
 Desenvolver a expressão oral e corporal;
 Desenvolver a linguagem oral e escrita e raciocínio lógico através
 de atividades textualizadas.


DESENVOLVIMENTO:
• Criar situações de fantasia e encantamento;
• Transportar a imaginação para o reino do maravilhoso;
• Trabalhar as emoções que as histórias transmitem;
• Conhecer elementos mágicos: fadas, magos, duendes, anões, gigantes, bruxas, etc;
• Resgatar a importância que os contos populares e de fadas exercem sobre as crianças;
• Conto das histórias com o tapete de histórias e participação ativa das crianças;
• Reprodução de histórias ouvidas com fantoches, levando em consideração as Dramatização de histórias conhecidas onde as crianças sejam as personagens;
• Apreciação da leitura feita pela professora;
• Identificação de valores encontrados nas personagens das histórias;
• Estrutura textual (narrativa);
• Temporalidade;
• Linguagem própria diferente da linguagem do cotidiano;
• Descrição de cenários e personagens;
• Presença do conflito (bem e mal, protagonistas e antagonistas);
• Resolução de conflitos, levando a um final feliz;
• Presença de elementos fantásticos (bruxas, fadas, anões, magos, gigantes...);
• Listar oralmente as histórias preferidas;
• Reconhecer títulos de histórias e nomes de alguns personagens;
• Continuar a história a partir de um ponto estabelecido pela professora;
• Elaborar um novo final, diferente do original;
• Analisar as características das personagens na história.
• Expressões faciais;
• Criatividade;
• Vocabulário;
• Narração;
• Movimentos espontâneos e programados;
• Postura e encenação;
• Colocação da voz.


PÚBLICO ALVO:

De B III á Fase I


RECURSO MATERIAL:
• Tapete de histórias;
• Fantoches de diversos tipos;
• Cenário para apresentação de fantoches;
• Fantasias de acordo com as personagens;
• Sanfona de histórias;
• Lápis de cor, giz de cera, sulfite, canson, papéis coloridos, tinta guache, pintura a dedo, cola, tesoura e pincel;
• Livros de contos de fadas e histórias infantis.


AVALIAÇÃO:
Será realizada durante todo o processo verificando as preferências, interesse e comprometimento com as atividades propostas.

Disponível em: http: //www.cidadaopg.sp.gov.br/administração_portal/conteudo_adicionado _cadastro /pdf_proj_escola/ contos_fada.pdf

Um comentário:

  1. Adriana, gostaria de saber que imagem é esta que consta na ativ para colorir e identificar o nome dos contos por imagens. Tem um patinho comendo migalhas, é também o patinho feio? ou vc repetiu a imagem do conto joão e maria?

    obrigada!

    ResponderExcluir